VIDA YOGA: Viajar sozinha à Índia - Dicas para quem vai viajar para à Índia

29 de out. de 2012

Viajar sozinha à Índia - Dicas para quem vai viajar para à Índia

Clique aqui para: Dicas sobre vistos e vacinas para a Índia


Não deixe de ler Dissabores, violências, extorsões e corrupções neste blog tbm.


Essa dicas são para quem vai fazer uma viagem barata. 

Muitas pessoas falaram que era melhor  eu não ir sozinha, principalmente eu sendo mulher, outras que eu tiraria de letra sozinha.

Quando eu estava lá, no começo agradeci profundamente por não estar sozinha. É tudo tão confuso, muita informação desencontrada, muitas atitudes a serem tomadas. Alguns indianos ficam o tempo todo em cima de vc, querendo te vender algo, te ajudar em algo, ou só te olhar mais de perto. Todo esse impacto inicial me mostrou que realmente eu não me sentiria bem estando sozinha no começo. Mas depois de um mês viajando pela Índia, já estava mais fortalecida, mais acostumada ã aquela realidade e tudo o que eu queria era estar sozinha e foi o que eu fiz no segundo mês. 

Meu conselho para quem quer ir pra Índia pela primeira vez e vai sozinha ou sozinho, é que primeiramente fique em um Asharam* por um tempo antes, se ambientando, sentindo o lugar e fazendo amizades com estrangeiros, que podem te dar preciosas dicas e nessas até vc pode arrumar uma companhia para sua viagem.  

Fui em uma dessas que descobri esse fórum incrível ajuda muito >> http://www.indiamike.com/  Todo mochileiro usa.

A mulher que quer viajar para Índia sozinha precisa estar bem disposta,  ter uma boa dose de esperteza, estar afinada com  sua intuição, estudar o máximo possível sobre a Índia, guias turísticos etc. Saber o mínimo de inglês ajuda muito.

 Mas como sempre vou dizer, vai da sua disposição, conheci um monte de doidas que estavam pela Índia sem nenhum "preparo" mas que sempre dava tudo certo. 

Devo dizer que para mulher realmente é um pouco complicado estar sozinha, ainda mais pelo fato de eu ser loira o assédio aumentava um pouco. Os homens faziam círculos a minha volta, ficavam tirando fotos, teve uma situação em que uma policial teve que me tirar do meio de um monte de adolescentes desesperados, por que eu deixei um tirar uma foto, começaram a aparecer um monte que também queriam, e foi aquele caos. Isso aconteceu com outras amigas minhas que estavam em uma estação de trem no interior, elas também tiveram que ser resgatada pela policia do meio de um monte de homens que fizeram circulo em volta delas e nem puderam embarcar naquele trem.

Foi nesse dia
Mas antes que alguém fique apavorado com essa informação, não é nada assim tão violento, acredito que é mais curiosidade deles que vivem em uma repressão sexual muito forte, ninguém chegou a encostar em mim e nem nas minhas amigas. 


Mas algumas atitudes podem ajudar a evitar maiores problemas

* Ashram são lugares, como "escolas espirituais", em que vc pode se hospedar para fazer cursos, receber ensinamentos, ou apenas estar, geralmente são acomodações simples, inclui refeições e tem o preço bem acessível.  

- Andando sozinha pela Índia

- Se estiver sozinha e em um lugar que vc não se sinta segura, por exemplo em uma estação de trem, não responda aos constantes chamados dos homens, ignore, faça cara feia, e se for preciso grite*, em português mesmo, que eles entendem.  O ruim é que quando vc da atenção pra um começa surgir gente de todo o lado, uma loucura.

- De qualquer forma quando vc estiver em um lugar em que se sinta a vontade, converse sim com um Indiano, a melhor forma de conhecer um lugar de verdade é conversando com os moradores e verá quanta coisa interessante vc tem pra aprender nesses momentos de conversa.

Essa roda que fizeram em volta de mim foi de mulheres
- Muitas vezes vão pedir para tirar fotos suas, eu até deixava. Mas é sempre questão de observar onde vc esta, se é um lugar que tem pessoas, famílias em volta pode ser tudo bem, mas as vezes para não criar maiores problemas é melhor dizer "not please". Vc vai saber sentir isso.

*O ato de gritar pode parecer algo muito agressivo para nós, mas eles falam gritando uns com os outros o tempo todo ( observe como uma mulher faz quando esta comprando, parece que eles estão brigando, mas no final sai todo mundo sorrindo). E muitas vezes gritar é a única forma de ser respeitada. As vezes chorar também adianta, os homens saem correndo, as mulheres abraçam (rsrs)


- Tenha cuidado com o que você veste.

 Comprei um lenço e o carregava o tempo todo, em viagens de trem eu me enrolava inteira pra tentar não chamar a atenção.

- Mulheres morenas com o cabelo tingido de loiro sofrem muito mais assédio. ( conheci uma menina lá, que estava viajando sozinha, que acabou raspando o cabelo careca, por que não a deixavam  em paz).
Descobri que isso acontece por que existe uma ideia de que as prostitutas que tingem o cabelo... Cabelo curto também tem algum estigma, não tanto para estrangeiros, por que antigamente os policiais cortavam curto o cabelo das prostitutas.
 Mas muito vai de sua energia também, saia bastante com uma espanhola lá, ela usava regatas curtas e calças coladas, ela não estava nem ai, andava a vontade e nem se incomodava com os assédios ( mas ela sabia gritar quando era preciso também).

- Aproveite o fato de ser mulher na Índia

Os trens dentro das cidade tem vagões reservado para mulheres, é só ver onde tem mulheres na plataforma que é lá que você entra. Também não é nada de muito mais entrar nos vagões dos homens, se estiver disposta muitas vezes  nesses vagões que você vai conseguir um lugar pra sentar. 
Esse é um vagão masculino, notem como todos ficam encarando.


As mulheres tem "filas" especiais, alias não sei por que fila aqui no Brasil se chama fila indiana, por que lá na Índia as filas são na verdade um tumulto de pessoas em cima uma das outras. Mas é melhor vc se tumultuar no meio das mulheres, e muitas vezes pelo fato de vc ser estrangeira elas deixam (praticamente obrigam) vc passar na frente. 


- Viajando  de trem na Índia 
Dicas para viagens de trem na Índia
 
O melhor para mulheres sozinhas é comprar passagens* de trem de uma classe mais alta, principalmente naquelas viagens em que vc tem que dormir.


 Não pense que eles levam a sério as demarcações de lugares, isso muitas vezes da alguma dor de cabeça, mas vc pode se aproveitar disso também.

As mulheres indianas não viajam nas camas do alto de jeito nenhum,  pelo que entendi elas não gostam que a vejam subindo. Eu já fazia ao contrario, sempre que possível pegava a cama de cima, mesmo por que ficava mais longe dos ratinhos que ficam passando pelo chão a noite ( aiaiaia). O saco de dormir é o seu melhor (serve também pra hotéis baratos, com aqueles lençóis todos manchados) me enfiava dentro dele, as vezes ligava o I pod para os roncos não atrapalharem e vamos que vamos!


- Sempre leve lanchinhos extras, uma vez uma viagem que era para ser de 7 horas durou 20 horas, não estávamos abastecidos suficientemente acabamos passando fome pq não conseguimos encarar as samosas embrulhadas no jornal que vendiam no trem.  Humm bolachas God Day são uma boa pedida. 



- Muito cuidado com a mala nos trens
 
- Leve uma mala pequena. Por mais tempo que você vai ficar é essencial sua mala ser muito prática e que você consiga dar conta de carrega-la sozinha, quando você chega nos lugares os homens quase se estapeiam pra pegar a sua mala.  E nossa, uma vez que algum pega a sua mala, senta que la vem história... alguma coisa eles vão querer de vc... As vezes tudo bem, geralmente são os taxistas que pegam sua mala e só querem te fazer a corrida, mas eu preferia por minha mochila nas costas e ter essa "independência".

No trem
Se sua mala é pequena e você pode por ela no seu leito com você tanto melhor.
Se não couber, leve com vc ( para o seu leito) os itens de valor,  tranque com cadeado toda sua mala, e ainda amarre ela na cama de baixo ( geralmente tem uns ferrinhos pra vc amarrar) e depois não vai ficar pensando nos ratos andando pela sua mala.

Outro problema de mala grande no trem é na hora de entrar e sair. Imagine a estação da Sé em São Paulo em horário de pico, a Índia toda é assim, some-se a isso todo mundo com um monte de malas. Por isso nada melhor que uma mala menor pra que vc não fique literalmente entalado no meio das pessoas

* A compra de passagem de trem na Índia é um tanto complexa, geralmente as passagens já são todas compradas, existe uma cota reservada para turistas e você deve comprar em um lugar especial para estrangeiros, reserve um dia pra fazer isso, e o melhor é comprar de uma vez todas as passagens de seu roteiro esse site vende e a taxa é barata http://www.cleartrip.com/. ( em outro post vou falar melhor sobre isso e sobre o tatkal)

- Banheiros na índia
 
Assunto difícil. Prepare-se desapegue-se. 

Leve com vc lencinhos umedecidos, papel higiênico simplesmente não existe na Índia. Mesmo para comprar "tissue"  ele é um artigo mais carinho.
Banheiros no trem é engraçado, tudo o que vc faz cai nos trilhos, ou seja é mais um buraco mesmo, acho que é por ai que os ratos entram.
Em muitos restaurantes ele vão falar que não tem banheiro ( wash room), na verdade até tem, mas muitas vezes eles não consideram o banheiro apropriado para estrangeiros e dizem que não tem, dependendo de sua situação insista mas vá preparada.
 Em muitos lugares eles dão a opção de banheiro ocidental ( com o vaso sanitário) em outros lugares é aquele que vc precisa agachar, eu considero interessante essa opção e muito mais saudável. Mas quando vc esta com aquela diarreia, e inevitavelmente isso vai acontecer com você, é meio cansativo ficar agachada lá.

- Um dado interessante.
Vc vai ver homem fazendo xixi por todo o lado, como se isso não acontecesse no Brasil, e criança tbm, e vai ver criança fazendo coco na rua também. Mulheres não.
O que acontece é que em muitas casas não existem banheiros e eles fazem nas ruas, só que muitas mulheres vão no banheiro uma vez por dia só, as 4 da manhã quando não tem ninguém vendo e durante o resto do dia elas seguram. Da pra imaginar o autocontrole que essas mulheres tem?
Eu estava fazendo um curso de yoga em um asharam e uma conhecida  estrangeira queria ir no banheiro no meio da aula, a estagiaria indiana perguntou na maior naturalidade "mas você não pode segurar só mais 3 horas?"

- Peça ajuda pra uma indiana

Naturalmente você vai se relacionar com muito mais homens, eles que estão no comércio, nas ruas, é difícil encontrar mulheres pelas ruas ou trabalhando, além do que elas são bem mais reservadas que os homens. 
Mas se vc estiver em um lugar e precisar de ajuda, recorra a uma mulher que elas compram a sua briga, seja pra ajudar na barganha para comprar uma fruta mais barata ou pra que você consiga um lugar em uma fila. Eu aprendi isso lá, basta contar sua historia pra uma mulher que ela toma as suas dores e resolve pra você.
E é uma pena também que vc não encontre tantas mulheres que falam inglês. Em Mumbai que já é uma cidade mais moderna vc encontra mais mulheres que falam inglês.
Todas que eu tive oportunidade de conhecer são sempre muito solicitas. A gente tem uma noção da cultura indiana como muito machista, e se formos pensar com o nossos moldes ocidentais de fato é uma cultura machista. Mas não sei bem como explicar, conheci mulheres incríveis lá, guerreiras, revolucionárias, as mulheres indianas tem muita força, é de se aprender muito com elas, e como elas levam e comandam a vida delas.

 Ainda quero escrever muito mais sobre a mulher indiana.



Espero que tenha ajudado. Continuarei em outros post
Quem quiser pode perguntar também

Namastê 


Imagens: Sati Sukalpa

4 comentários :

  1. Oi Sati. Meu nome e Mariana, tenho 25 anos e sou de Brasilia, mas atualmente moro em Dublin. Estou planejando uma viagem para a india em outubro, com a intencao de ficar pelo menos um mes sozinha por la. Ja venho me munindo de informacoes por pelo menos 6 meses, e ainda sim, tudo que encontrei aqui no seu blog foi incrivelmente util!

    Gostaria muito de poder te mandar um e-mail perguntando algumas coisas mais especificas. Porem, nao quero ser intrusiva. Espero vc responder essa mensagem para mantermos uma conversa, caso seja de seu interesse! :) Meu facebook e Mariana Meneses (marimeneses296@gmail.com), caso seja mais facil para vc!

    Mais uma vez, obrigada por ter escrito esse blog!

    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina.

      Que bom que gostou! Desculpe a demora em responder estava meio desconectada do blog.
      Viu te procurei do Face, mas tem muitas com o mesmo nome.
      Pode me mandar e mail pra sati@vidayoga.com.br

      Namastê

      Excluir
  2. Olá! será que eu posso te mandar um email tambem? estou planejando ir a India sozinha em setembro ou outubro deste ano. mas estou com um pouco de medo. rs tenho 26 anos e moro em Sp. um abraco, karyn

    ResponderExcluir
  3. Namastê Karyn fique a vontade: sati@vidayoga.com.br

    ResponderExcluir

ॐ Namastê ॐ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...